' Eu quero ser onde você sussega a alma'

( Elba Ramalho)

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Basquete,muito mais que um esporte.

Eu comecei a jogar por um ataque de loucura do meu irmão.Um dia ele chegou pra um dos melhores técnicos de basquete do Nordeste e disse: "Dannyel,minha irmã joga!" e o técnico mais louco ainda disse: "É?Então tras ela aqui!"
Você deve está pensando:"Loucura porque?Qual o problema?"
O problema é que eu não jogava basquete,na verdade eu brincava de jogar na hora do intervalo da escola e as vezes no fim da aula.Eu era a menina que lutava karatê e usava tenis de futsal.Até o dia que eu conheci Ele.Ai foi amor a primeira vista(ou seria a primeira partida?)!
Fui num treino e parece que eu levava jeito pra coisa porque no treino seguinte o técnico pediu pra que eu levasse minha mãe e me ofereceu uma bolsa pra jogar na escola que ele ensinava.E daquele dia em diante eu não sai mais da quadra.Não me interessa se é dia de finados,carnaval,sábado ou sexta a noite,se você me ligar e me chamar pra jogar paro o que eu estiver fazendo e saio correndo pra bater uma bola.
O motivo do vício?Me sinto bem quando passo daquelas quatro linhas,quando pego a bola e arremesso.Sem falar nas pessoas maravilhosas que eu tive a oportunidade de conhecer atravez dele .Sem falar no que eu aprendi com todas elas e todos os lugares que eu pude conhecer.
Eu tenho a sorte de ter uma outra familia além da convencional que todos vocês tem...tenho minha familia do basquete,minhas amigas e meus amigos.
Essas meninas me mostraram que quando se faz algo de todo coração,qualquer coisa vale a pena.Sinceramente não conheço outra coisa que faça 12 meninas sairem de suas casas em pleno domingo para ficarem enfiadas em uma quadra que mais parece uma salna se tão quente.Ou que as façam abrir mão de suas férias,ou do almoço com a familia,ou de sair com os amigos,ou de estar com o namorado....não conheço mais nada que faça você mudar de cidade só pra nao ter que parar.
Mesmo nos dias em que eu estou cansada demais pra jogar,ou não estou com vontade,ou estou doente,ou tenho prova no dia seguinte e se jogar vou me dar mal...mesmo assim,eu estarei lá na quadra,porque quando eu coloco o uniforme,quando eu pego a bola e entro na quadra meu mundo ganha cores vivas e meu coração bate mais forte.Porque quando eu vejo aquelas 11 guerreiras dispostas a tudo por um objetivo em comum com o meu,eu esqueço as dores no tornozelo,a dor de cabeça,a prova,a briga com a minha mãe....
E sabe por que?
Porque isso me dá vida.
Talvez nem todo mundo tenha ideia da sensação que é esta disputando um campeonato brasileiro.Muitos devem pensar que é só um título,que são só meninas correndo atras de uma bola,que quando o jogo acaba cada um segue o seu caminho e pronto,missão cumprida.O que a maioria das pessoas não sabe é do quanto aquelas pessoas que estão ali abriram mão para jogar basquete.
O que muita gente não sabe é dos laços que se criam entre os atletas e os tecnicos.Ninguém faz muita ideia do que é ver uma das suas companheiras cair no chão com o ligamento da perna rompido,segurar a mão dela e dizer que as coisas vão ficar bem,ouvir ela chorar de dor,entrar na quadra sem ela,jogar sem ela,ganhar ou perder sem ela.
Muita gente não sabe o que e está com o tornozelo do tamanho de uma bola de tenis e mesmo assim chorar para estar na quadra,sentir o ar faltar e mesmo assim continuar correndo como se aquilo fosse a ultima coisa que você fosse fazer na sua vida.Muita gente não tem a menor idéia do que é ouvir o apito final e ver seu time inteiro se abraçando,chorando e dizendo que cada segundo valeu a pena.
Nem todo mundo sabe o que é ter pessoas ali e não ter a menor dúvida de que elas,assim como você,também darão o sangue se for preciso.Nem todo mundo tem idéia do que é sentir as pernas tremerem e mesmo assim agachar para marcar,ou ver um ginásio inteiro gritando o nome da sua equipe e te empurrando pra frente,ou treinar quase 24 horas por dia pra estar cada vez melhor...
O que a maior parte das pessoas nao sabe é que ser atleta e fazer parte de uma grande equipe é privilegio para poucos...sorte a minha fazer parte disso e ter ao meu lado pessoas tão incriveis quanto as que eu tenho.
Até mais,

10 comentários:

  1. Perfeito esse texto! como eh dificil ser jogadora de basket.... ao msm tempo eh a melhor coisa do mundo!

    Janaína Ramos

    ResponderExcluir
  2. pikeeeeeeeenaa. lembrei dos momentos dentro daquela quadra no stelinha.. =/ por incrivel que parece hoje eu falei que sentia falta daqueles tempos. conincidencia ou naoo !
    foram os melhors dias que eu ja passei. com todas neh =* bjo

    ResponderExcluir
  3. pipiiitaa!! que liindooo! me emocionei! fazia tempo que não sentia essa sensação das coisas que você escreveu....Na vida tudo passa, mas as lembranças ficam e sempre vou lembrar do momentos que passamos todos juntos!!!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. caralhoooo pipitaaaaaa..! show demaiiis o texto!
    saudades dos seus gritos: ''SUUUUUUUUUUUUU'' ♥

    ResponderExcluir
  5. É isso ai pipita, arrasou mais uma vez! Se estivessemos falando somente de um esporte.. seria mt simples. Mas as emoções que sentimos em cada time que passamos, cada batida no coraçãos nos minutos finais, cada pessoas de personalidade, crenças, religião diferente que conheçemos, limites que ultrapassamos, choros, risos, GARGALHADAS.. tudo isso se uniu em momentos incriveis que tivemos oportunidades de ter graças a um esporte, a um time.. a várias AMIZADES!

    beijoos

    ResponderExcluir
  6. eu venho aquide vez em quando pra ler esse texto e matar um pouco a saudade. Foii muito bom cada minuto dessa época. Eu morro de saudades. beijooo pipiiita ♥

    ResponderExcluir
  7. Ainda terei outra armadora pelo menos parecida com vc....mais por enquanto esta bem dificil....Vc é unica que saudades!!!!!!!!

    ResponderExcluir